h1

Turismo Comunitário

TURISMO COMUNITÁRIO – ROTEIROS NO MARANHÃO

 

Processo de produção de farinha na comunidade de Lago do Coqueiro  (Olinda Nova do Maranhão)

Processo de produção de farinha na comunidade de Lago do Coqueiro (Olinda Nova do Maranhão)

 

 

O que é turismo comunitário?!

 

É o turismo que visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades, pois promove o resgate da história, da cultura, valoriza o ambiente e o modo de vida das pessoas e proporciona encontros e trocas de experiências entre turistas e as pessoas que vivem nas localidades. Nessa modalidade de turismo, a comunidade participa ativamente no processo de gestão. Planeja, decide e divide de forma justa e transparente os recursos gerados pelas ações realizadas para a recepção dos visitantes nas comunidades. Desse modo, o turismo comunitário tem como princípio básico a preservação da vida humana: o processo de manutenção de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

 

ROTEIROS NA BAIXADA MARANHENSE

 

Pescadores da comunidade de João Luis navegando pelos lagos da  Baixada...

Pescadores da comunidade de João Luís navegando pelos lagos da Baixada…

 

Quer conhecer a Baixada Maranhense?!

O território da Baixada – Campos e Lagos Maranhenses, localizado ao norte do estado, é banhado pelos rios Pericumã, Aurá, Pindaré, Maracu e Mearim, o que possibilita um adorável passeio nas embarcações típicas da localidade e a contemplação da bela paisagem da região.

Essa região oferece dois cenários diferentes. Um, no período de estiagem, onde os vastos campos naturais ficam secos, aproximadamente por seis meses, geralmente de agosto a janeiro. O outro, o período chuvoso, quando ocorre o aumento do nível das águas nos rios e lagos, inundando os campos, formando extensos espaços alagados que transformam a paisagem, reunindo assim um dos maiores e mais belos conjuntos de lagos e lagoas naturais do Brasil, apresentando características semelhantes às do pantanal.

Além desse belo cenário natural existe um riquíssimo patrimônio cultural e humano das comunidades, com suas lendas, suas histórias, suas danças e crenças, e ainda as potencialidades produtivas (mel, farinha, pesca, agricultura, dentre outras) que compõem a economia local, as práticas de trabalho e o modo de vida da população.

Compreendendo o turismo comunitário como uma estratégia para o desenvolvimento sustentável da região, foi criado um Circuito composto pelos roteiros Pericumã e Pororoca, construídos em parceria com o Projeto Bagagem (Ong que tem como estratégia apoiar roteiros turísticos que beneficiem as comunidades) e o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, que desde 2003 tem discutido com jovens, educadores e dirigentes da Baixada Maranhense possibilidades de desenvolvimento sustentável que garantam aos baixadeiros serem os principais protagonistas e beneficiários dessa atividade.

Esses circuitos desvelam o potencial produtivo, cultural, natural, humano e, em especial, os movimentos sociais orgânicos da juventude articulados com as demais organizações da sociedade civil no terrtitório dos campos e lagos maranhenses.

Como desdobramento deste circuito surgiram seis roteiros, cada um envolvendo duas cidades, que propiciam vivências mais intensas e trocas de experiências enriquecedoras sobre o cotidiano das pessoas simples que têm muito a nos dizer sobre a relação mais intensa entre a natureza e os seres humanos, à medida em que nos afastamos das grandes cidades e nos aproximamos das pequenas cidades, com seus vilarejos e povoados, reproduzindo modos de vida, mais semelhantes aos dos nossos ancestrais. É o jeito de viver mais parecido com o dos nossos antepassados, que viveram ou ainda vivem no interior do Brasil.


ROTEIROS DA BAIXADA

 

O caminhar se faz coletivamente...

O caminhar se faz coletivamente…

 

Público do turismo comunitário:

 

Pessoas de todas as idades e de todas as partes do mundo interessadas em compartilhar o modo simples de vida das populações visitadas e contribuir com os recursos que destinam ao turismo e ao lazer, para o desenvolvimento dessas comunidades e manutenção de suas tradições e das formas culturais mais antigas, bem como para a geração de renda para jovens e adultos dessas localidades.

 

CIDADES ENVOLVIDAS NOS ROTEIROS

 

Cidades que compõem a área de abrangência do Conjunto Integrado de  Projeto - CIP Jovem Cidadão

Cidades que compõem a área de abrangência do Conjunto Integrado de Projeto – CIP Jovem Cidadão

GUARDIÕES DA MEMÓRIA

Em todos os roteiros escolhidos você encontrará sempre um Guardião da Memória – uma pessoa mais idosa que conhece como ninguém a história daquela comunidade, daquele lugarejo, onde nasceu e cresceu e, muitas vezes, jamais saiu desse lugar, por isso é parte da sua história.

O guardião da memória é um mestre na comunidade, repassando o  conhecimento adiquirido durante seu percurso histórico...

O guardião da memória é um mestre na comunidade, repassando o conhecimento adiquirido durante seu percurso histórico…

PROCURE-NOS!

INFORME-SE SOBRE OS ROTEIROS, PREÇOS E DATAS DE VIAGENS.

Endereço: Rua das Limeiras, C 14, Q D, Jardim Renascença, 65075-260

Fone: (98) 3227-7203

Site: http://www.formacao.org.br

E-mail: formacao@formacao.org.br

FORMAÇÃO – CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA

(Organização integrante da Rede TURISOL)

O Formação é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada por um grupo de educadores, militantes na área da educação básica e da educação popular, com experiências em análise e proposição de políticas públicas, desenvolvimento de projetos educativos, produção de material didático, qualificação profissional de jovens em nível médio e de professores em processos de formação continuada e de especialização.

Tem como objetivo principal a construção de bases políticas e educacionais para que sejam realizados projetos e políticas públicas voltados para o desenvolvimento local, de modo que possam elevar a qualidade de vida de todos os cidadãos, a partir de uma prática de gestão em que prevaleçam condutas éticas, que promovam a justiça social e econômica, com a participação efetiva de jovens e adultos na construção de novas perspectivas para as cidades do território maranhense.

 

O

Formação coordena o Conjunto Integrado de Projetos – CIP “Jovem Cidadão” a partir de várias ações na Baixada Maranhense, nas áreas de <!–[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <![endif]–><!–[if gte mso 9]> <![endif]–> <!–[endif]–>

Arte e Cultura; Educação Física, Esporte e Lazer; Saúde e Ecologia Humana; Comunicação Educativa e Educação e Trabalho. As principais ações que tem ajudado a construir são:

Centro de Ensino Médio e Profissional - CEMP da cidade de São João  Batista - MA

Centro de Ensino Médio e Profissional – CEMP da cidade de São João Batista – MA

a) Elaboração de projeto educativo de Centros de Ensino Médio – foram implantados 7 na Baixada Maranhense;

b) Implantação e acompanhamento de Telecentros – foram implantados 13 na Baixada Maranhense, com 107 pontos de Internet;

Telecentro comunitário da cidade de Cajari - Ma

Telecentro comunitário da cidade de Cajari – Ma

 

d) Criação da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias – responsável por coordenar e fomentar um conjunto de projetos nessas áreas, em todo o território maranhense, de modo particular em São Luís e Baixada Maranhense;

<!–[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 <![endif]–><!–[if gte mso 9]> <![endif]–> e) Implantação de Pólo de Desenvolvimento de Tecnologias – na Baixada Maranhense;

 

f) Criação da Incubadora de Projetos Produtivos – responsável pelo fomento, incubação e desenvolvimento de mais de 60 projetos produtivos nas áreas de agroecologia e turismo comunitário na Baixada Maranhense;

 

g) Implantação do Parque Agroecológico Buritirana – em fase de construção, na cidade de Peri Mirim.

 

O Formação tem sede em São Luís e dois Centros de Desenvolvimento de Tecnologias em Agroecologia Peri Mirim (Buritirana), São Luís (Alegria).

Um comentário

  1. moro em brasilia ha 10 sinto muito saudade dai .fiquei muito feliz de ver ums vidios dai envie alguis p/ mi



Deixe um comentário